11 de out. de 2014

São Vicente (SP)

Este post apresentará o brasão de armas de São Vicente, a primeira vila do Brasil, e por isso chamada de cellula mater do país.

A vila de São Vicente foi fundada em 22 de janeiro de 1532, por Martim Afonso de Sousa, donatário da capitania de mesmo nome. Uma câmara foi organizada, ocorrendo em 22 de agosto a primeira eleição das Américas.

O atual brasão de São Vicente foi idealizado pelo excelente Lauro Ribeiro Escobar (autor de centenas de brasões e bandeiras municipais) e adotado em 1976. A seguir, o brasão pelas mãos do próprio Escobar:



E, a seguir, as mesmas armas, em minha versão:

São Vicente: De prata, um leão de púrpura; numa bordadura de vermelho, oito cruzes páteas de ouro.

O escudete central é derivado do brasão de Martim Afonso de Sousa, que pode ser visto, por exemplo, em moeda comemorativa dos 400 anos da colonização portuguesa, em 1932.

Moeda comemorativa de 1000 réis (1932).

Sousa, do Prado: Esquartelado: I e IV - de prata, cinco escudetes de azul postos em cruz, cada um carregado de cinco besantes do campo, postos em aspa; II e III - de prata, um leão de púrpura. Timbre: O leão do escudo.

A bordadura de cruzes lembra o período do Descobrimento e o esforço catequizador dos jesuítas, que chegaram à vila em 1549.

Algo que me chamou atenção durante a pesquisa foi o artigo da Wikipédia citar que Lauro Ribeiro Escobar baseou seu escudo numa concepção do ilustre pintor Benedito Calixto. Curioso, obtive a seguinte ilustração, não muito clara, de um adorno desenhado pelo pintor para seu livro Capitanias Paulistas (1924).


Não são muito claros os elementos que compõe tal escudo. A seguir, minha interpretação. Perceba que as cores do virol devem ser fruto de equívoco, tendo em vista que o púrpura é um esmalte relativamente raro e difícil de se obter.

São Vicente (hipotético): De prata, um leão de púrpura firmado sobre um virol de prata e vermelho e encimado por uma coroa cívica de verde.

Comentários, inclusive quaisquer informações adicionais e interpretações diversas, são muito bem vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário