28 de out. de 2014

Coincidências? #1

Escrevendo a postagem anterior desse blog, esbarrei novamente com o brasão da Faculdade Maurício de Nassau, instituição privada de ensino superior com representação em diversas cidades do Nordeste e Norte Brasileiro.

Seu emblema é o seguinte:


Tal logo, sobre um ponto de vista heráldica, destaca-se negativamente pela péssima arte e por erros de feitura amadores - a coroa mural, por exemplo, além de injustificável, está no esmalte não-usual e não deveria ser lugar para uma divisa.

Arrisco-me ao seguinte brasão:

Faculdade Maurício de Nassau: Partido de vermelho e azul, brocante um grifo rampante de ouro, entre suas mãos um sol de azul carregado de besante de prata.

Esse brasão sempre me pareceu familiar, até mesmo antes de conhecê-lo. Olhando o simbolismo dado no próprio site da instituição, não se percebe nenhum significado claramente ligado à instituição.

Isso porque o brasão é cópia do brasão de outra entidade, de natureza bem diferente: o Exército Brasileiro. Conforme o site do mesmo:


A imagem do brasão não corresponde com exatidão à descrição dada pelo texto da lei e, mesmo que correspondesse, ainda há erros de composição que posso tratar nesse blog em ocasião futura.

A seguir, a descrição dada pelo decreto, que pode ser conferido na íntegra aqui:
Escudo clássico português partido de vermelho e azul, tendo em brocante um grifo de ouro, animado, lampassado e armado de preto, segurando nas garras uma estrela de oito pontas de prata. Simbolizando, a figura mitológica do grifo, a vigilância e a guarda na defesa da Pátria e da lei; a estrela de oito pontas, a necessidade de se agir em todos os pontos cardeais em busca da União.
Em minha interpretação:

Exército Brasileiro: Partido de vermelho e azul, brocante um grifo rampante de ouro, armado, lampassado e animado de negro, entre suas mãos uma estrela de oito pontas de prata.

É possível que a enorme semelhança entre os dois brasões seja mera coincidência? Sim, mas as circunstâncias não jogam a favor.

Para ler o post de John Rafael sobre o brasão do Exército Brasileiro, clique aqui.

Comentários são bem-vindos!

2 comentários: