19 de out. de 2014

Recife (PE)

Hoje falaremos sobre o brasão do Recife, a "Veneza brasileira" e a Mauritsstad de Nassau.


O brasão da cidade é cortado. Em chefe, a bandeira de Pernambuco, a mesma derivada da bandeira da Revolução Pernambucana de 1817. No contrachefe, uma vista do extremo norte do Recife, com o farol e o forte da Barra. Os suportes faz tanto alusão ao brasão do conde João Maurício de Nassau-Siegen quanto ao apelido de "Leão do Norte", ganho devido às lutas da população do estado.

Maurício de Nassau: Esquartelado: I - De azul, bilhetado de ouro, um leão de ouro, armado e lampassado de vermelho (Nassau); II - De ouro, leopardo leonado de vermelho, armado, lampassado e coroado de azul (Katzenelnbogen); II - De vermelho, uma faixa de prata (Vianden); IV - De ouro, dois leões leopardados de ouro, armados e lampassados de azul (Dietz).

Minha interpretação das armas do Recife:

Recife: Cortado: I - De azul, um arco-íris de vermelho, ouro e verde entre uma estrela e um sol de ouro em pala, uma cruz latina de vermelho num contrachefe de prata; II- Vista para o farol e o fortim da Barra, tudo da sua cor.

Na minha humilde opinião, o brasão do Recife não está à altura da cidade, uma vez que o uso de paisagens realistas em brasões não é de bom gosto. Na minha humilde opinião, juntando-se elementos do brasão e da bandeira da cidade, pode-se obter um resultado mais efetivo.

Bandeira do Recife.

A escolha mais imediata para a cor do leão seria o dourado:

Recife (proposta): De prata, leão coroado cosido de ouro, armado e lampassado de vermelho, entre suas garras uma cruz latina do mesmo; chefe de azul, um arco-íris de vermelho, ouro e verde entre uma estrela e um sol de ouro em pala.

Contudo, o brasão contraria a regra da contrariedade dos esmaltes ao sobrepor um metal sobre outro (leão de ouro em fundo de prata). Minha segundo proposta utiliza um artifício para resolver tal problema:

Recife (proposta): De prata, leão da sua cor, coroado de ouro, entre suas garras uma cruz latina do mesmo; chefe de azul, um arco-íris de vermelho, ouro e verde entre uma estrela e um sol de ouro em pala.

Comentários, sugestões e correções são bem-vindos.

4 comentários:

  1. Excelente artigo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Caro vc é pernambucano entre em contato por favor, gostaria de trocar umas idéias.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Sou fã de desenhos e artes gráficas! Muito interessante o site! Parabéns! Gostaria de ver imagens de brasões das esquadrilhas da aviação do exército brasileiro, que são difíceis de achar na internet!Muito obrigado!

    ResponderExcluir