6 de jan. de 2015

Corinthian-Casuals Football Club (Inglaterra)

Nesse janeiro, o time do Corinthian-Casuals FC excursionará ao Brasil, em visita que contará com um amistoso contra o time do Sport Club Corinthians Paulista, cujo nome e primeiros uniforme e distintivo foram inspirados pelo Corinthian FC, que juntou-se com o Casual FC em 1939 para formar o clube atual.

O Corinthian Football Club, de Londres, foi um dos mais ilustres times do primórdio do football association. Durante a décade de 1880, constituiu a base da seleção inglesa e, em duas ocasiões na próxima década, representou o time nacional em compromissos contra a seleção de Gales. Apesar da inegável superioridade sobre os demais times (resultando em muitas goleadas inesquecíveis), o espírito desportivo presente em todo o estatuto do clube impedia a participação em competições ou por prêmios de qualquer tipo até 1900.

Nas décadas seguintes, mantendo-se amador (status zelosamente mantido até hoje) em meio a profissionalização do esporte na Inglaterra, excursionou por vários países, que inspirariam, além do quase-xará brasileiro, as camisas brancas de nada menos que o Real Madrid.

Já em 1959, como Corinthian-Casuals, o time recebeu concessão de armas pelo College of Arms, pelos serviços prestados ao futebol inglês. Até onde consta, foi a única equipe de futebol, amadora ou profissional, a receber tal honra. Uma realização do mesmo pode ser vista abaixo:


Uma realização do escudo, de minha autoria, pode ser conferida abaixo:

Corinthian-Casuals Football Club: De verde, uma banda do campo filetada de prata carregada de um leopardo de ouro; num cantão de prata, bola de futebol de couro de sua cor brocante sobre uma cruz de vermelho.

O leão e a cruz de São Jorge são símbolos tipicamente ingleses, e sua inclusão em brasões concedidos pela Coroa é, em muitas ocasiões, considerados uma honra maior. O simbolismo da bola de futebol é óbvio e, talvez, as linhas brancas em fundo verde façam alusão a um campo de futebol.

No timbre, o leão de duas cabeças representa as duas grandes equipes  ̶̶̶  o Corinthian FC e o Casuals FC  ̶̶̶  que se amalgamaram para formar a equipe atual, e segura bandeirolas com as cores dos dois ex-times, respectivamente, branco-e-azul e rosa-e-chocolate. A divisa, "E Duobus Unum" ("De dois, um"), representa o mesmo fato.

Sugestões e comentários são bem-vindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário