25 de mai. de 2015

Brasília (DF)

A ideia de transferir a capital do Brasil para seu interior data antes mesmo da mudança de capital de Salvador para o Rio de Janeiro, no século XVIII. A mudança para o Planalto Central, especificamente, é citado em trabalhos de Hipólito José da Costa, o patrono da imprensa nacional, e do grande historiador Francisco Adolfo de Varnhagen.

A Constituição republicana de 1891 fixou o Planalto Central como o local da futura capital. Apesar da imediata demarcação e transferência da área para a União, Brasília só foi inaugurada no feriado de Tiradentes de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, cumprindo promessa de campanha. Alguns dos encarregados pela construção de Brasília, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, foram o arquiteto Oscar Niemeyer, o urbanista Lúcio Costa e o engenheiro Israel Pinheiro.

Aprovado ainda em 1960, o brasão de Brasília é, talvez, a obra heráldica mais inusitada do poeta Guilherme de Almeida:



O brasão contém um tipo de cruz inédito, batizado como "cruz de Brasília", que representa o poder emanando para os quatro cantos do Brasil, e sua forma é inspirada nas insólitas curvas desenhadas por Niemeyer para as colunas do Palácio da Alvorada, primeira construção inaugurada em Brasília e residência oficial do presidente da República.

Em vez de uma coroa mural tradicional, o emblema é coroado por uma mesa de reuniões, e seu mote é "venturis ventis" (do latim, "aos ventos vindouros"). Na minha opinião, pode-se muito bem reduzir o escudo brasiliense ao seguinte:

Brasília: De verde, uma cruz de Brasília de ouro.


A mesma cruz está presente na bonita bandeira de Brasília:


Colocando a mesma borda branca no escudo:

Brasília (proposta): De verde, uma cruz de Brasília de ouro e bordadura de prata.

Numa próxima postagem, falo mais sobre a Arquidiocese de Brasília. Por ora, é isso.

Comentários e sugestões são bem-vindos!

Um comentário:

  1. The best Titanium trim as seen on tv
    The best Titanium trim titanium plate flat iron as seen titanium chain on titanium vs ceramic flat iron tv. We offer the largest selection of rainbow titanium Titanium babyliss pro titanium straightener trim and see our expert advice on using this product.

    ResponderExcluir